Por: Kelly Amorim, do Portal PINIweb
Ferramenta instituída pela Cetesb e SindusCon-SP objetiva facilitar o gerenciamento de resíduos sólidos desde a geração até a destinação final
O Módulo Construção Civil do Sistema Estadual de Gerenciamento On-line de Resíduos Sólidos (Sigor), instituído pela Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo em parceria com a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e o Sindicato da Indústria da Construção (SindusCon-SP), entrará em operação na próxima sexta-feira (12).
A ferramenta objetiva agilizar e desburocratizar os procedimentos de gerenciamento das informações relativas aos fluxos de resíduos sólidos desde a geração até a destinação final, passando pelo transporte e destinações intermediárias. O Sigor reunirá todos os dados necessários para elaboração dos Planos de Gerenciamento de Resíduos (PGR) por parte dos geradores e a emissão dos documentos que acompanham os resíduos transportados chamados de Controle de Transporte de Resíduos (CTR).
Para a população em geral, o sistema disponibilizará um amplo banco de dados com informações como a relação de transportadores cadastrados nos municípios; a relação de áreas de destinação por tipo de resíduos que estão licenciadas a receber; legislação e normas referentes aos resíduos de construção; publicação de manuais; e a divulgação de eventos e treinamentos. O Fale Conosco do Sigor permitirá ainda o esclarecimento de dúvidas e a orientação aos usuários do sistema.
Ao longo de 2015, o Sigor será implantado nas cidades de Santos, onde já opera um sistema piloto, Campinas, Sorocaba, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Bauru, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Santo André. O sistema envolve, além dos órgãos estaduais, os municípios, os geradores, os transportadores e as áreas de destino de resíduos.
Fonte: http://construcaomercado.pini.com.br/