Outras notícias

01/02/2016

Para estimular economia, governo anuncia R$ 83 bilhões em crédito

28/09/2015

Serra é a campeã de investimentos

Quais são os custos envolvidos no financiamento do imóvel?

(11/05/2015 )

Por: Marília Almeida, de EXAME.com.

Pergunta do internauta: Comprei um apartamento na planta no valor de 355.590,00 reais, em setembro de 2011. Em fevereiro deste ano assinei o contrato de financiamento do imóvel com o banco. A construtora emitiu três boletos para pagamento: um referente ao recolhimento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), no valor de 7.241,72 reais; outro relacionado ao registro do imóvel, com custo de 4.338,57 reais; e o terceiro sobre taxas de serviços, que somam 800 reais. Esses valores são procedentes?

Resposta de Alex Strotbek*

Na compra do imóvel com financiamento bancário, o instrumento particular de compra e venda emitido pela instituição financeira, por lei, tem o mesmo efeito da escritura pública. Portanto, não há custos de cartório para a lavratura de uma escritura de compra e venda, pois o contrato do banco já é considerado como uma escritura pública.

Este é o seu caso. Portanto, os desembolsos serão: recolhimento do ITBI, que incide sobre o valor de venda do imóvel e varia conforme o município; além de custas, emolumentos, taxas e serviços para o registro da escritura pública na matrícula do imóvel. 

O valor que você deverá pagar para realizar o registro no contrato de compra com financiamento imobiliário e alienação fiduciária também varia de acordo com o estado onde está localizado o imóvel.

Na matrícula do bem serão efetuados dois registros: o primeiro da "Compra e Venda" e o segundo referente à "Alienação Fiduciária" para a instituição financeira. Portanto, você precisará duplicar o valor de uma eventual tabela utilizada como referência.

Além desses registros, também podem ser cobradas outros tipos de taxas, conforme leis municipais.

Caso haja alguma dúvida, e para que você saiba claramente o que está sendo cobrado sobre os custos para o registro do seu apartamento, peça à empresa que envie o pré-cálculo detalhado do Ofício de Registro de Imóveis. No documento, estarão listados todos os valores cobrados pelo registro.

*Alex Strotbek é consultor imobiliário especializado na gestão executiva de novos negócios no mercado imobiliário nacional e internacional. Graduado em Administração de Empresas, Comércio e Contabilidade pela escola de comércio Schweizerische Alpine Schule Davos, em Graubünden, Suíça, possui expertise em contratos imobiliários de compra e venda, permutas física e financeira, incorporações e lançamentos imobiliários e já gerenciou e acompanhou diversas negociações na área – desde o desenvolvimento e planejamento, até a execução das vendas.

Envie suas dúvidas sobre planejamento financeiro, investimentos e herança para seudinheiro_exame@abril.com.br.


Fonte: http://exame.abril.com.br/



A San Carlo

Contato

AV. Nossa Srª. Penha, 56, S/P02 - Praia do Canto - Vitória/ES - 29055-170