Outras notícias

01/02/2016

Para estimular economia, governo anuncia R$ 83 bilhões em crédito

28/09/2015

Serra é a campeã de investimentos

Empreendimentos em fases são bom negócio

(13/08/2014 )

07/08/2014
Autora: Paula Gama


Estratégia diminui risco para construtoras e beneficia primeiros compradores

Uma estratégia das construtoras para minimizar os riscos de grandes empreendimentos é o lançamento em faaes. Primeiro, uma parte do condomínioé comercializada e, quando uma boa parcela já está vendida, o restante das unidades é lançada. Na hora da entrega, as unidades da primeira fase de vendas ficam prontas alguns meses antes das outras. O comprador também pode tirar vantagens nessa forma de negócio.

Quem se interessar por um empreendimento desse tipo deve fazer o possível para comprar na primeira fase, quando o preço é menor, explia Eduardo Fontesm diretor da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo. "Quem compra na primeira etapa tem mais chances de pagar mais barato, pois a comercialização ainda está sendo testada. Se as vendas forem boas, a segunda fase pode vir com um preço mais elevado.", afirma o diretor.

Quando as vendas da primeira fase não são tão rápidas, o lançamento da segunda, que  geralmente acontece poucos meses mais tarde, é adiado. "É muito raro a primeira fase não ser  bem aceita, pois as construtoras fazem estudos antes de lançar. Mas quando não há sucesso, ao invés de abaixar o preço, as empresas esperam o mercado melhorar", avalia Fontes.  

A gerente comercial da Morar Construtora, Flávia Roncetti, afirma que os primeiros moradores não são prejudicados pelas obras. "A área de lazer, geralmente, é lançada junto com a primeira fase e as obras são feitas isoladamente da área já construída".


ENTREGA

Além dos empreendimentos lançados em fases, existem os que são lançados de uma vez só, mas têm entrega em etapas, sistema comum nas cooperativas habitacionais. "Trabalhamos com unidades a preço de custo, costumeiramente com o valor 10 a 20% mais baixo do que o mercado. Quando lançamos um empreendimento muito grande, com 500 unidades, por exemplo, vamos entregandoaos poucos. Para mudar logo nas primeiras fases, o comprador deve ser sorteado ou dar um lance que o deixe com saldo devedor menor que o dos outros", explica Arízio Neto, gerente de marketing da Inocoopes.

O servidor público Emílio Coimbra mora em um empreendimento desse tipo, o Portal dos Mares. "Tinha muito interesse em me mudar, pois morava de aluguel. Dei um lance mínimo e fui contemplado logo na primeira fase. A sétima etapa etapa será entregue em 2016 e, em três anos, o meu apartamento valorizou 80%, conta.



Fonte: Jornal A Gazeta.





A San Carlo

Contato

AV. Nossa Srª. Penha, 56, S/P02 - Praia do Canto - Vitória/ES - 29055-170