Outras notícias
01/02/2016
Para estimular economia, governo anuncia R$ 83 bilhões em crédito
28/09/2015
Serra é a campeã de investimentos
Serra está entre os 50 municípios mais populosos do Brasil
(03/09/2014 )
28/08/2014
Autor: Elton Lyrio
Segundo o IBGE, cidade lidera em número de habitantes no Estado, com 476. 428 moradores.
A Serra está entre as 50 cidades com a maior população do país, de acordo com os dados de estimativas populacionais divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com 476.428 habitantes – 9,1 mil a mais que na estimativa do ano passado – o município capixaba ocupa a 24ª posição entre as cidades que não são capitais. Guarulhos, em São Paulo, lidera a lista com 1,31 milhão de habitantes. A estimativa considera como referência a data de 1º de julho deste ano.
Se comparados os dados divulgados ontem com os do Censo de 2010, quando a cidade possuía 409.267 habitantes, o crescimento percentual da população no período foi de 16%.
Vale lembrar ainda que a cidade ganhou novos habitantes em 2012 com a definição legal dos limites com Vitória, o que incorporou uma população de aproximadamente 9 mil habitantes antes contados como sendo da Capital. As estimativas de 2013, no entanto, foram as primeiras a colocar o município à frente de Vila Velha, como a cidade mais populosa, o que se repetiu nos dados divulgados nesta quinta-feira (28).
DESENVOLVIMENTO
O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, aponta o crescimento econômico e o investimento da indústria imobiliária na cidade, além da grande extensão territorial do município como fatores que contribuem para esse crescimento. “Hoje a Serra oferece serviços, como por exemplo shoppings, que não eram oferecidos dez anos atrás”, destaca.
Segundo o prefeito, o município tem buscado oferecer serviços públicos de qualidade para essa população cada vez maior. Audifax afirmou que as áreas que apresentam desafios diante desse crescimento são a saúde, a educação e a mobilidade urbana, além da segurança pública.
“Ano que vem vamos entregar 13 creches, além de 7 escolas até 2016. Também até lá pretendemos entregar o primeiro hospital infantil do Estado e mais uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas. Na mobilidade urbana, vamos começar obras na rotatória de Laranjeiras e também deve ser iniciado o contorno do Mestre Álvaro”.
PROXIMIDADE
Gilmar Guanandy Regio, a mulher Marilza De Lazari e a filha Júlia resolveram trocar Jardim Camburi, em Vitória, pela Serra para ficar mais próximo da empresa que já estava localizada no município.
Foto: Ricardo Medeiros - GZ
Entrega de imóveis impulsiona crescimento
A entrega de imóveis lançados nos últimos anos e que estão ficando prontos recentemente é um dos fatores que contribuem para o crescimento populacional da Serra, segundo o diretor da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi-ES), Gilmar Pereira Custódio.
Ele afirma que, embora o município não lidere mais o número de lançamentos (hoje a maior parte se concentra em Vila Velha), muitas unidades estão sendo entregues, vendidas e revendidas atualmente.
Custódio explica que antes da crise de 2008, durante o chamado “boom” imobiliário, o município recebeu um grande investimento da indústria de imóveis por suas condições favoráveis, entre elas a ligação com Vitória e a topografia favorável.
“O crescimento imobiliário na Serra atraiu muita gente. Virou uma boa opção para quem quer morar em casa e com segurança. A disputa por casas no município hoje é bem grande, especialmente nos condomínios fechados. Há também apartamentos mais econômicos, dando opções para todos os gostos e bolsos”, disse o diretor.
Fonte: Jornal A Gazeta.