Outras notícias

01/02/2016

Para estimular economia, governo anuncia R$ 83 bilhões em crédito

28/09/2015

Serra é a campeã de investimentos

Construir Verde

(17/09/2014 )

10/09/2014
Autor: Heliomar Venâncio


Na economia moderna, novas tecnologias e mudanças de comportamento apontam para um caminho de convivência entre homem e natureza
 
Por que não construir verde? Esta deveria ser a pergunta, pois é cada dia mais evidente para os cientistas o efeito da ação humana na destruição do nosso planeta, pois a construção civil responde por aproximadamente 60% do total de resíduos sólidos urbanos gerados. O homem de hoje acha que está separado da natureza, quase que competindo com ela. Mas em um futuro próximo o pensamento correto será uma integração entre homem e natureza, um dependendo do outro.

Uma construção é como um ser vivo, sua estrutura formada por pilares e vigas é como um esqueleto humano, sua fundação são os pés, suas instalações hidráulicas e elétricas são suas veias, seus revestimentos são seus músculos, e se  as janelas são os seus olhos, a porta corresponde à boca, e claro, o telhado são seus cabelos. Devemos ter muito cuidado com o espaço em que vivemos, crescemos e aprendemos, seguindo as palavras de Winston Churchill: “Primeiro nós damos forma aos nossos prédios, depois os nossos prédios dão forma às nossas vidas”.

Ao contrário do ser humano, a edificação não se desloca, mas seu impacto sim, pois os materiais usados em sua construção, após serem extraídos, transformados, transportados e usados em sua obra causaram algum tipo de dano à natureza, mas é neste ponto que os materiais sustentáveis com sua pegada ecológica conseguem minimizar em muito estes danos.
No passado o pensamento comum era que não se conseguiria desenvolver uma economia moderna sem uso do petróleo ou a queima de carvão, isto felizmente não é verdade, pois novas tecnologias e mudanças de comportamento apontam para um caminho de convivência entre homem e natureza.

No futuro as construções terão uma “cara” mais viva, como parte do habitat natural, uma casa será como uma árvore na floresta, tendo um papel importante para seu entorno. Deverá gerar sua própria energia, aproveitar a água da chuva que cai sobre o telhado para sobreviver, tratar a sua água residual para reuso, não gerar muitos resíduos, mas tratar os que gerar, e não causar impacto na vizinhança. A prática da sustentabilidade, além de trazer felicidade, é uma excelente oportunidade de negócios em uma área que a demanda cresce a cada dia – os empresários investem no setor com seriedade e planejamento têm tido bons resultados.

Hoje a sustentabilidade é uma criança em desenvolvimento, mas acredito que no futuro será um adulto maduro, e a nossa sociedade irá conviver de forma pacífica com a natureza. Por uma arquitetura verde em nosso mundo azul. 


Fonte: Jornal A Gazeta.
 



A San Carlo

Contato

AV. Nossa Srª. Penha, 56, S/P02 - Praia do Canto - Vitória/ES - 29055-170