Outras notícias

01/02/2016

Para estimular economia, governo anuncia R$ 83 bilhões em crédito

28/09/2015

Serra é a campeã de investimentos

Projeto da Terceira Ponte prevê 6 faixas

(15/10/2014 )

09/10/2014 - 21h53 
Por: Carla Sá 
Imagem: Daniel Tavares

 
Ideia partiu de engenheiro e não inclui obras de alargamento
 
Um projeto que cria mais duas faixas na Terceira Ponte, totalizando seis, três em cada sentido, sem precisar fazer obras de alargamento. Essa é a proposta de um engenheiro de Vitória, que pretende reorganizar os 18,3 metros que a via tem para criar as pistas extras.
 
Atualmente, a ponte conta com quatro faixas de 3,50 metros cada uma, além de uma larga mediana (canteiro) central e laterais fortificadas para proteção, ambas de concreto. A ideia é diminuir essas estruturas para ganhar espaço.
 
O engenheiro Luiz Carlos Menezes, Conselheiro do Plano Diretor de Vitória e do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito da Capital, defende que as pistas podem ser bem menores e cita o exemplo da ponte Rio-Niterói, no Rio de Janeiro, que conta com faixas de 3,05 metros. “Aqui seriam três faixas por sentido com 3,10 metros com a reorganização da largura, sendo uma de cada lado para passagem do BRT”, explica.
 
Estrutura
 
Além disso, mudanças nas estruturas de concreto ajudariam a ganhar um pouco mais de espaço. Para isso, o projeto prevê a instalação de uma mediana mais estreita ou mesmo removendo-a com a utilização de apenas uma demarcação horizontal na pista. 
 
Já as laterais seriam substituídas por guarda-corpos em barras horizontais de aço de cerca de 1,8 metros. Eles agregariam sua largura - 30 centímetros de cada lado - aos 18,3 metros da Ponte, totalizando 18,9 metros.
 
O acréscimo metálico nas laterais passaria a ser fixado apenas no ponto em que a via passa sobre o Canal da Costa, uma vez que com as várias edificações nas proximidades da Avenida Carioca, em Vila Velha, impossibilitam que a instalação comece antes. 
 
Menezes diz que isso ajudaria inclusive a resolver outro problema recorrente na Terceira Ponte. “Além de não ocupar muito espaço, isso ajudaria a minimizar os suicídios”, ressalta.
 

Vantagens
 
A maior vantagem da proposta de reorganização de espaço seria evitar uma obra de maior proporção com o alargamento da ponte, como prevê o projeto oficial do governo do Estado.
 
No que está previsto, a via ganharia mais 1,5 metros de cada lado, sendo trabalhada em uma estrutura metálica. “Essa é uma saída rápida, barata e com o mínimo de transtorno para o usuário. A Terceira Ponte foi construída para ser passagem de rodovia, mas hoje é urbana e a plataforma dela já comporta seis faixas”, destaca Menezes. 
 
O engenheiro diz, inclusive, que chegou a apresentar sua proposta para o governador, Renato Casagrande, em fevereiro deste ano.
 

Setop diz que projeto está pronto
 
Procurada para comentar a proposta, a Secretaria dos Transportes e Obras Públicas (Setop) informou que o projeto de alargamento da Terceira Ponte, com criação de mais uma faixa de rolamento para cada lado com o alargamento, está concluído. 
 
A secretaria não comentou sobre a proposta de reorganização de espaço na ponte, que evitaria a necessidade de obras maiores. A nota também destaca que a contratação da obra de alargamento depende da definição na Justiça sobre o contrato com a concessionária da via.


 
Fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2014/10/noticias/cidades/1499309-projeto-da-terceira-ponte-preve-6-faixas.html



A San Carlo

Contato

AV. Nossa Srª. Penha, 56, S/P02 - Praia do Canto - Vitória/ES - 29055-170