12/11/2014
Por: Dayane Freitas
Pesquisa revela que o Espírito Santo teve crescimento em indicadores sociais, econômicos e de gestão pública.
O Espírito Santo ficou em quinto lugar entre os 10 estados do País que mais cresceram, nos últimos 10 anos, em índices sociais, econômicos e de gestão pública.
O resultado faz parte da pesquisa "Desafios da Gestão Estadual", publicada neste mês pela consultoria em gestão Macroplan, que analisou os 26 estados e o Distrito Federal em 69 indicadores. À frente do Espírito Santo estão Pernambuco, em primeiro lugar; São Paulo, em segundo lugar; Goiás, na terceira posição; e Mato Grosso do Sul, no quarto lugar.
Para ficar em quinto lugar, o Estado ganhou 70 posições em 54 índices, em 10 anos, entre 2004 a 2014.
O cálculo, segundo a Macroplan, refere-se às diferenças de pontos nos rankings dos anos inicial e final.
Foram 10 áreas avalaiadas na pesquisa, entre elas educação, saúde, segurança, moradia, infraestrutura, desenvolvimento econômico, social e institucional.
O Espírito Santo ficou em sétimo lugar entre os estados que foram citados entre os cinco melhores mais vezes, um total de 19.
A pesquisa mostrou ainda que o Espírito Santo é o mais transparente do Brasil nas finanças governamentais, com nota 8,9 numa escala de zero a 10.
Também foi considerado o segundo melhor do Brasil em habitação, perdendo apenas para o Rio Grande do Sul: é de apenas 6,6% o percentual de moradias precárias, uma redução de 2,4 pontos percentuais sobre 2007.
O terceiro melhor crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), com taxa média anual, entre 2001 e 2011, de 5,8% é do Espírito Santo. Na frente estão Rondônia (6,9%) e Mato Grosso (6,9%).
O Estado detém ainda o quarto melhor PIB por pessoa (R$ 27.542,13).
O secretário de Estado do Desenvolvimento, Nery de Rossi, avaliou o resultado. "Temos um bom ambiente de negócios. Os investidores se sentem seguros, por causa das regras e estáveis e das facilidades que o Estado oferece", destacou.
Fonte: Jornal A Tribuna.